Aprimorando a Gestão.
No último post eu trouxe alguns conceitos para descomplicar a sua gestão, conceitos básicos e simples que vão ajudar você a compreender melhor esse mundo e tornar a sua vida de dono de negócio mais fácil.
Se você não leu, CLICA AQUI e aproveite que é um conteúdo muito rico e interessante.
Hoje eu vou te mostrar uma técnica, que vai ajudar você a melhorar o controle e acompanhamento do seu negócio.
Ciclo PDCA.
O PDCA tem que ser uma constante na tua empresa.
A utilização dessa técnica tem que estar presente em todos os setores do seu negócio, e é importantíssimo que ele esteja sempre presente nos processos (falaremos sobre processos mais pra frente).
PDCA é um acrônimo para as palavras Plan, Do, Check e Act – do inglês Planejar, Executar, Checar (ou conferir) e Agir.
A essa altura já ficou claro para você que a administração é tomada de decisões, e o ciclo PDCA vai ajudar você a tomar as melhore decisões, nos melhores prazos e com a maior capacidade de correção em caso de algum problema, habilidade muito importante no mundo de mudanças tão rápidas quanto o que vivemos.
Você vai Planejar aquilo que você quer implementar nos seu negócio, seja uma nova máquina, um novo processo, uma nova forma de execução de alguma tarefa, enfim, qualquer "novidade"que você desejar implementar na sua empresa.
Logo após isso você vai Executar o que planejou, vai implementar, ou tentar pôr isso em prática, e você vai agir de acordo com o que planejou.
O próximo passo é você definir um prazo, uma data para que você possa Conferir se aquilo que planejou está dando o resultado que você esperava.
E por final, de acordo com o que você avaliou na etapa anterior, você vai Agir para reparar ou melhorar esse processo.
Vamos supor, hipoteticamente, que você mudou seu atendimento no WhatsApp por exemplo, você não utilizava nenhuma ferramenta automatizada e passou a utilizar.
Você primeiro Planejou para saber como migraria para isso, fazendo uma pesquisa de mercado para selecionar qual melhor ferramenta se enquadrava dentro daquilo que você buscava, definiu uma sequência de resposta automáticas, as condições e como a ferramenta funcionaria para ter o ganho que esperava metodologia, entre outras coisas.
Após definir tudo isso você contratou a ferramenta e colocou ela em prática, ou seja, você Executou.
Uma semana ou um mês depois, dependendo da periodicidade que você definiu, você vai parar Checar: qual foi o resultado? Quanto de tempo eu ganhei? O que os clientes estão achando? Qual foi o ganho que eu tive? Qual falha aconteceu, qual foi a repercussão?
A parir do que observou você vai Agir para melhorar o que precisa melhor ou até mesmo cancelar a ferramenta se for o caso.
A constância no uso do ciclo PDCA permite que você evolua. Você não pode ficar parado no tempo, precisa sempre buscar novas formas de otimizar o teu tempo, os teus recursos, para que a tua empresa possa trazer cada vez mais resultado.
Mas Thiago, existe alguma ferramenta prática para que eu possa implementar o PDCA no meu negócio?
A resposta é sim! Existe uma série de ferramentas que vão ajudar você a implementar o PDCA dentro do seu negócio e eu vou te entregar elas nos próximos posts.
Mas isso é assunto para os próximos posts, onde eu vou te apresentar na prática algumas ferramentas que vão ajudar você fazer a melhor gestão do seu negócio.
Deixe o seu comentário e compartilhe esse conteúdo com alguém que vai tirar proveito dele.
Te vejo em breve!
Comentários
Postar um comentário