Ferramentas de Gestão - Plano de Ação.
Agora que já conseguimos definir o diagnóstico do nosso negócio e como ele se encontra atualmente através da análise S.W.O.T. - CLIQUE AQUI PARA A ANÁLISE S.W.O.T. - e aprendemos a definir metas de forma mais clara e assertiva - CLIQUE AQUI PARA AS METAS S.M.A.R.T. - está na hora de colocarmos em ação e executarmos as tarefas necessárias para o alcance de nossas metas.
A ferramenta que eu quero de apresentar hoje é o Plano de Ação, uma ferramenta que vai te ajudar a fazer o planejamento, execução e acompanhamento das suas metas de forma fácil e precisa.
Mas para que eu te apresente a ferramenta eu preciso falar um pouco da sua origem.
5W2H
O 5W2H é uma ferramenta clássica da administração, a sua composição, como o próprio nome já diz é composta por cinco palavras que iniciam com a letra W e 2 que iniciam com a letra H são elas:
When (quando), Why (por quê), Where (onde), What (o quê), Who (quem), How (como) e How Much (quanto).
Ao responder essas 7 perguntas você já tem uma base inicial para a execução de qualquer tarefa que precise ser realizada, essas respostas permitem que você determine como você vai chegar em um resultado.
Essa ferramenta é a base para a ferramenta que eu vou apresentar para vocês, que é Plano de Ação.
O Plano de Ação é muito usado em processo de coaching.
Se você já fez coaching, você provavelmente já fez um plano de ação, que é basicamente uma variação da 5W2H.
Antes de continuarmos é necessário que você faça o download da ferramenta, imprima e utilize conforme a orientação abaixo.
CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DA FERRAMENTA
Como que a gente trabalha o Plano de Ação?
No meu curso eu trabalho com base em metas e é assim que vamos fazer aqui também.
Nós vamos pegar a meta que definimos e trabalhar no Plano de Ação, então preencha no campo META bem no topo da ferramenta.
Ter um faturamento mínimo mensal de R$ 10.000,00 (ou qualquer outro de acordo com sua realidade) por mês, todos os meses, a partir de 01/10/2022.
Você vai pensar o que precisa fazer para alcançar essa meta: Contratar mais funcionários? Colocar um sistema de informação? Contratar uma secretária? Contratar uma agência de marketing digital? Aumentar seu estoque?
Cada uma dessa é uma AÇÃO, perceba que existe dez linhas com sete colunas, cada linha corresponde á uma ação, se você precisar de mais ações basta imprimir outra via da ferramenta.
Definida a ação você vai preencher as colunas correspondentes:
1. O que deve ser feito - a ação propriamente dita (já definida anteriormente)
2. Quando vai ser feito - seja específico na data e, se precisar de um período para conclusão coloque de ___/___/___ até ____/___/___ ;
3. Onde vai ser feito - seja específico no local, se for na sua empresa ou escritório ou se for em outro lugar (uma ação promocional externa por exemplo), deve estar especificado;
4. Quem vai realizar - elencar todas as pessoas envolvidas nesta ação;
5. Por que realizar a ação - é importante que existe um motivo concreto para que a determinada ação seja incluída no Plano de Ação;
6. Como fazer - neste campo é necessário que seja o mais específico possível, detalhando ao máximo como a ação vai ser realizada;
7. Quanto vai custar - é de suma importância que haja um valor, sempre há! Caso não consigo mensurar coloque pelo menos R$ 1,00. Não esqueça que seu tempo vale dinheiro!
Periodicamente (de acordo com o que você ache necessário, eu geralmente faço semanalmente) você vai analisar a ferramenta e ver o STATUS de cada ação, se ela está A SER FEITO (↓), EM ANDAMENTO (→) ou REALIZADO (↑) e anotará no campo correspondente.
Assim que o status de todas as tarefas forem alterados para REALIZADO você concluiu seu Plano de Ação.
Vamos nessa?? Não esqueça de deixar o seu comentário e compartilhar comigo como foi a experiência e os resultados que você alcançou.
Te vejo no próximo post.
Thiago.
Comentários
Postar um comentário