Cuide do seu dinheiro.

O processo financeiro é algo fundamental para qualquer tipo de negócio. 

A liquidez, a solvência financeira, o dinheiro em caixa podem ser determinantes para o resultado da sua empresa. 

Acredite, aquela estatística de que eu falei em um dos primeiros posts do blog, sobre empresas que fecham no país, tem muito a ver diretamente com  resultado financeiro. 

Não existe propósito sem lucro. 

Você precisa ter lucro, gerar receita, e somente o resultado positivo vai te permitir perpetuar o teu negócio, que você o amplie, expanda seu propósito de vida e prospere na sua empresa

Trabalhar o seu financeiro com amor, dedicação e afinco pode ser determinante para a sua prosperidade no seu negócio. 

Lembre-se, os processos bem definidos e padronizados são a chave, são eles que vão determinar o sucesso do seu negócio; mas a prosperidade, longevidade, expansão do seu negócio vai vir através do aumento do dinheiro no seu bolso.

Para a gente trabalhar o financeiro eu preciso trazer para vocês alguns conceitos de contabilidade. Mas não se preocupe, não é algo que você precisa decorar, nem algo que vai ser determinante para a sua vida; mas é importante que você tenha uma ideia. 

É algo que vai te ajudar a entender; será uma base para você pôr em prática o controle financeiro.

O primeiro conceito que eu quero trazer para vocês é o de lucro. Lucro nada mais é que o ganho auferido durante uma operação comercial ou no exercício de uma atividade econômica: receita menos despesas.

Lucro = Receita - Despesa

O que são receitas?

Receita são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços, o que entra de dinheiro na sua empresas através da comercialização do seu produto / serviço principal ou qualquer outro tipo de receita que ele gere (aluguel de máquinas por exemplo)

O que são despesas?

Eu não vou entrar no mérito contábil aqui, isso vai ser tema para uma outra postagem. 

A critério didático e para que você consiga entender o conceito vamos enxergar as despesas como tudo o que sai do seu bolso no dia a dia do seu negócio.

Então de forma resumida, receita é o que entra, despesa o que sai, e lucro o resultado dessa diferença.

Portanto é preciso que SEMPRE entre mais do que saia, para que o seu resultado não seja negativo.

Você precisa ser obcecado(a) pelo lucro, saber exatamente qual sua margem de lucro. 

Você sabe qual é sua margem de lucro? Você teve lucro no seu negócio mês passado? É importantíssimo que você tenha claro esse conceito para você.

Fique tranquilo(a) que vamos nos aprofundar em mais alguns conceitos sobre isso, mas se você quiser saber já assista ao vídeo no meu canal do YouTube onde eu falo sobre isso.


Espero que você tenha gostado do conteúdo! Compartilhe ele com alguém que vai aproveitar.

Te vejo no próximo post.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprimorando a Gestão.

Ferramentas de Gestão - Plano de Ação.

Quem sou!