Descomplicando a Gestão.

Nesse post eu quero trazer para você alguns fundamentos importantes para que você possa começar a compreender um pouco sobre Gestão / Administração.

A administração é uma ciência antiga!  

Seus primeiros estudos e abordagens tem origem nos primórdios do século XX – desde 1903 já se fala em Administração. Ela é uma ciência que vem evoluindo muito e de forma constante até os dias de hoje.

Eu poderia resumir seu conceito em uma frase que eu gosto muito, da alcunha de Peter Drucker, para muitos o pai da Administração:

     “Administração é simplesmente o processo de tomada de decisão e o controle sobre as ações dos indivíduos, para o expresso propósito de alcance de metas predeterminadas”.

A partir daí podemos concluir que todos nós somos, ou pelo menos já fomos, administradores em algum momento em nossas vidas, se não na profissional muito provavelmente na pessoal. 

Eu vou te provar isso até o final desse post! Continue firme na leitura que você vai entender!

Para aqueles que já empreendem ou pretendem empreender em breve, é de fundamental importância o estudo dos conceitos e princípios da Administração.

A forma como fazemos isso é através da TGA, ou Teoria Geral da Administração.

E o que é exatamente a Teoria Geral da Administração? 

    “é o conjunto de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las, sendo composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração”. 

Perceba que em seu próprio conceito já existe a noção de que ela está em constante elaboração. 

Desde da criação dos conceitos e do estudo da Administração, evoluímos muito em suas abordagens desde a administração científica, a teoria das relações humanas, teoria comportamental, entre muitas outras, chegando nas técnicas mais moderna e recentes, como a administração por participação, terceirização, readministração e assim por diante.

A administração teve figuras importantes ao longo da sua história, que colaboraram com sua elaboração... estudiosos, cientistas, filósofos...

Temos figuras importantes como Henry Ford, que criou o Ford T e a produção em série e diversos outros como Taylor, Max Weber... eu com certeza farei alguma injustiça histórica se continuar e não mencionar todas as figuras tão importantes que contribuíram para a evolução de seus conceitos.

A administração se divide em 5 áreas básicas:

• Finanças

• Marketing

• Produção e Vendas

• Logística

• Recursos Humanos

Qualquer negócio que for ser administrado vai possuir essas áreas básicas, mesmo que não esteja claro e explícito para aqueles que tocam ou fazem a gestão dele.

Eu vou me aprofundar em todos eles em posts futuros, mas só para te provar que eles estão presentes em seu negócio tomemos como exemplo a logística.

Para qualquer negócio temos logística, quando falamos de delivery ou um e-commerce isso fica muito evidente, não existe qualquer dúvida disso, a gestão da entrega dos pedidos e como eles chegarão ao seu cliente final é chave para o sucesso desse tipo de negócio.

Mas a Logística está presente até mesmo na prestação de serviço em um ponto físico por exemplo.

Se existe entrega do serviço, mesmo que somente internamente, existe uma logística envolvida... se você precisa coordenar esse processo você precisa fazer logística.

E isso serve para todas as outras áreas mencionadas acima. 

O seu negócio, independente do tamanho que se encontre atualmente é uma empresa (e você vai ter que entender muito fortemente isso a partir de agora), e consequentemente também tem essas 5 áreas, eu posso te garantir!

Essas áreas são distintas, vitais para o funcionamento do teu negócio.

A partir do momento que você entende que dentro do seu negócio há outros “mini negócios”, outros departamentos que você precisa cuidar, já existe uma mudança na tua abordagem, e com certeza uma mudança na forma como você enxerga o teu negócio, o que é muito importante. 

Isso tudo é tema para os próximos posts... voltemos aos conceitos!

Outro conceito importantíssimo dentro da Administração são as Funções Administrativas, que são inúmeras. 

Algumas das que eu acho importantes são:

• Fixar objetivos (planejar);

• Analisar: conhecer os problemas;

• Solucionar problemas;

• Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos, e as pessoas)

• Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar);

• Negociar;

• Tomar as decisões (rápidas e precisas);

• Mensurar e avaliar (controlar).

Se em algum momento você coordenou pessoas, fixou objetivos, organizou e alocou recursos, negociou equipamentos ou bens, deixou de gastar em uma coisa para gastar em outra, se já solucionou problemas (e a gente tem bastante no nosso dia a dia!), se já tomou decisões (precisas, rápidas), você administrou. 

Então perceba que no seu dia a dia, mesmo que de forma intuitiva, você já pratica isso. 

Eu não falei que ia te provar?

O que eu vou fazer a partir de agora aqui nesse espaço é consolidar e integrar  tudo isso.

Vou deixar claro onde você precisa trabalhar e onde você precisa pôr um pouco mais de empenho, para que seu negócio verdadeiramente expanda e tenha resultados significativos ainda nesse ano.

Vamos juntos?

Deixa o seu comentário e dá aquele suporte importante!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprimorando a Gestão.

Ferramentas de Gestão - Plano de Ação.

Quem sou!