O Processo não precisa ser lento.
Se você já é leitor(a) do blog há mais tempo já leu sobre os 3 Pilares da Gestão por aqui, caso não saiba do que estou falando vou deixar o link aqui para você ler
Um dos Pilares que trabalhamos nessa metodologia que eu criei é o Pilar Processos.
O que precisamos compreender é que toda e qualquer atividade da sua empresa é um processo.
A abertura e fechamento de caixa, o atendimento telefônico, a abertura do estabelecimento, o envio de mercadoria, enfim, tudo é processo e todo o processo pode e deve ser mapeado e padronizado.
Mas o que é o padrão?
A definição de padrão, segundo o Michaelis é: “modelo estabelecido cuja aprovação por conselho geral ou por autoridade oficial serve de base para comparação, standard.”
Por que o padrão é tão importante? Porque ele determina a qualidade do teu negócio, a forma como você o gere. Quando a gente fala de padrão, isso gera muita segurança não só para a empresa, como também para o cliente. Temos um exemplo clássico quanto a isso que é o McDonalds, porque em qualquer lanchonete deles que você for, você sabe o que irá encontrar lá.
Isso traz segurança para o cliente e para quem trabalha.
Seu cliente não vai se preocupar se vai ser atendido pelo fulano ou ciclano, porque ele sabe que ali vai existir um padrão.
É preciso definir isso como prioridade. Todas as pessoas que trabalham na sua empresa devem falar a mesma língua.
O padrão se expande para todas as áreas da tua empresa.
Quanto mais padronizados, definidos e detalhados os procedimentos internos, muito mais fácil vai ser o controle, o planejamento e a gestão do negócio.
Lembre-se do PDCA: você planeja, executa, confere e age em cima. É muito importante que você fique “em cima”, que fique obcecado em implantar esse padrão dentro da sua empresa.
Para mim, a perda de clientes ou a estagnação de um negócio está diretamente ligado à falta de padrão.
A definição clara dos processos internos da sua empresa, seguindo um padrão pré estabelecido, não traz segurança somente para os seus clientes, mas também para os membros de sua equipe.
Saber EXATAMENTE o que precisa ser feito, o que é esperado de sua função, até onde vai suas atribuições e o que não pode fazer dentro da empresa, torna o trabalho muito mais fácil de ser executado.
Para manter um padrão dentro da sua empresa você pode recorrer aos POPs (Procedimentos Operacionais Padrão), Normas de Conduta ou Códigos de Ética por exemplo.
Fez sentido para você? Deixe o seu comentário aqui que ficarei feliz em saber a sua opnião.
Espero você no próximo post.
Comentários
Postar um comentário